Tuesday, January 28, 2020

As Razões que a Própria Razão Desconhece

Sábado foi dia de culto.

Culto rubro-negro. Um culto alegre.

Culto de quem vem se curando da depressão.

Tá bem que foi um culto sub-20. Tipo "Grupo Jovens de Jesus".

Só sei que tenho uma empresa de fotos, filmagens e mídias digitais. Nessa semana, cobrimos a Copa Casimiro de Abreu, categorias de base, versão verão. A premiação acabou por volta das 16 horas do sábado, a 150 quilômetros do Rio.

Foi o tempo certo para pegar a BR 101...

dirigir meu Chery QQ no melhor estilo Bruno Henrique...

e entrar no setor oeste inferior do Maracanã... ao mesmo tempo que a meninada do Flamengo adentrava o gramado para enfrentar o cascudo Volta Redonda.

Acho que o Voltaço cantou no vestiário, antes do jogo: "Exigimos respeito... e comprometimento. Isso aqui não é Vasco. E do outro lado é Flamengo!"

Só sei que Bruno Barra, Bernardo, João Carlos e cia saíram, com facilidade, da linha alta da gurizada rubro-negra.

Aliás, tenho muito orgulho em dizer que já fui gerente de futebol do Volta Redonda... e afirmo que é, disparado, o maior potencial de clube do interior do Rio de Janeiro.

O Voltaço, pela pujança da cidade, por sua localização geográfica, e pela qualidade do seu estádio... deveria estar na Série A do Brasileirão.

Voltando ao culto rubro-negro...

o futebol tem razões que a própria razão desconhece.

Domingo, republiquei uma crônica, de abril do ano passado, ainda na fase Abel Braga...

aquela em que determinadas derrotas eram normais...

em que eu afirmava que o Flamengo seria campeão de tudo...

incluindo Florida Cup, Taça Rio e Campeonato Carioca de Remo...

e que o Bill tinha lugar no time das estrelas.

Nesse ano, quando o Catha, meu líder do Grupo Fla-Raíz...

mas que adora antever que a maioria das jóias rubro-negras vão acabar atuando pelo Boavista, em Bacaxá...

me perguntou sobre quem iria brilhar nessa Taça Guanabara...

me antecipei e afirmei que o maior talento do nosso grupo de jovens é o arisco Bill.

Depois de brilhar numa Copinha... de salvar o Flamengo contra o Vasco, no ano passado, ao jogar 5 minutos e fazer a brilhante jogada para o gol de cabeça do Arrascaeta...

e de ter amadurecido com um sofrido empréstimo para a Ponte Preta...

afinal, tinha chegado sua hora.

Vale lembrar que a jogada para o nosso uruguaio favorito foi pela direita.

Nesse sábado, ele entrou, mais 5 minutos, no lugar do Yuri... e desequilibrou pela esquerda.

Contra o bom time do Fluminense, agora dirigido pelo técnico que tem nome de maionese...

e que se livrou do D'Alessandro... para cair no PH Ganso...

gostaria de ver o Bill e o Yuri revezando as duas laterais do ataque do Flamengo.

O Rodrigo Muniz também me convenceu. Ele me lembrou, taticamente, o Guerrero.

Ele joga centralizado, mas sobe para a intermediária... arrastando o beque com ele...

e faz um pivô bastante interessante, abrindo espaços para os atacantes que caírem nas suas costas.

O Vitor Gabriel também é bom centroavante, mas é aquele jogador pesado...

que não cabe mais no moderno sistema tático implantado pelo nosso malvado técnico favorito.

E o Lucas Silva, heim?

Ele não vem jogando mal. Só que deveria estar tendo atuações dignas de quem já está incorporado no plantel principal há muito tempo.

Sinceramente, o Bill é quem tem atitude de profissional de primeira linha. Não pode ser banco para um menino que não joga 10% do que pensa que joga.

E o João Lucas, heim?

Tem gol que custa caro. Ele bateu tão mal na bola...

que ela pegou um efeito tão distorcido... que o goleirinho do Voltaço acabou com cheio de penas no uniforme.

Certo está Jesus!

Como sempre. Já afirmei aqui que sempre que eu achar que ele está errado... o errado sou eu!

Berrío como reserva do Rafinha.

Só que, para isso, penso que temos que atuar com 3 zagueiros.

Ou com um volante fixo entre os zagueiros.

Acho que vem um museu de novidades por aí.

Vai ter técnico brasileiro pensando em suicídio... pulando no fosso do Maracanã.

Quando descobrirem que não tem mais fosso...

já estarão sentados nas cadeirinhas do maior do mundo.

Não é mais o maior do mundo?

Deixa isso pra lá.

A modernidade também tem razões que a própria razão desconhece.

Hoje, terça, vou ao Maracanãzinho, que volta a receber um culto do orgulho da Nação.

O Flamengo não pode ficar tentando salvar o tal legado olímpico.

A casa do basquete rubro-negro tem que ser o ginásio mais charmoso do Brasil.

Não é mais o mais charmoso?

Então vamos trabalhar para que volte a ser.

A modernidade não pode destruir tudo que vê pela frente.

Quarta, culto no Maraca.

No final de semana, Volta Redonda.

Pensam que não sei que o jogo contra o Resende passou para segunda-feira, no Maraca?

Para que o Jesus possa escalar o Berrío na lateral direita?

E para que o Resende possa faturar mais dinheiro com o trem pagador... do que no resto da temporada inteira?

Só que eu reservo, sem direito a cancelamento, a temporada inteira.

Então...

meu hotel em Volta Redonda, com minha família... de sábado para domingo...

já está até pago.

Sem problemas. Vamos passear. Visitar os amigos da época em que morei lá.

Domingo, volto. Segunda, culto.

Flamengo com 3 zagueiros... Berrío na ala direita, Bruno Henrique na ala esquerda...

só falta contratar o Usain Bolt para puxar o contra-ataque pelo meio.

Texto: Guilherme Kroll




No comments:

Post a Comment