Thursday, March 28, 2019

Ah, VAR!

O Flamengo segue firme no seu projeto "Campeão de Tudo". E continuo afirmando que Taça Guanabara e Taça Rio não fazem parte do "tudo". Afinal de contas, se o Vasco vencer hoje, teremos Flamengo x Vasco no domingo. Se o Vasco vencer novamente, o Flamengo terá que eliminar o Bangu na semifinal do Cariocão, e decidir contra o próprio Vasco. Se der Flamengo, o Fluminense volta para a competição. Enfim...

Ontem, acertadamente, o Abel resolveu poupar Diego e Gabigol. Só que isso acarretou mudança do esquema vitorioso do time. Cedemos o meio-de-campo para o adversário, mas montamos uma transição defesa-ataque com ligação direta, em alta velocidade. Isso desestabilizou a lenta defesa tricolor.

O Renê realizou a melhor atuação da sua carreira. Há muito tempo não vejo um lateral rubro-negro com uma performance dessas. Além do seu gol, salvou um aos 46 do segundo tempo, e deu o cruzamento que resultou no pênalti no Lucas Silva. Foi uma noite iluminada. Daquelas onde tudo deu certo.

O Rodrigo Caio também beirou a perfeição. Inclusive apoiando o ataque na busca da vitória.

Voltamos para o segundo tempo com 8 jogadores em campo. O Vitinho estava, visivelmente, fora de forma. Não conseguia realizar nem aquele drible desconcertante que é sua principal característica.

O Uribe... não entendi o Uribe. Vejo o jogo analisando taticamente. Nem ocupar os espaços corretos ele conseguiu. Além de perder um gol feito, ele não demonstrou o espírito dos demais. Já escrevi várias crônicas o enaltecendo, mas ontem foi imperdoável. Não aceito que um jogador, com a camisa do Flamengo, tenha esse tipo de atuação.

É assim que se lançam os jovens ativos. Quando necessário... e ao lado de grandes craques. Com a garotada, voltamos a ter 11 em campo. Afinal de contas, o Renê valeu, o jogo inteiro, por 2.

Definitivamente acabou o "Fora, Abel!". O caráter do time é outro.

O Landim me confidenciou que o gerente de futebol é espetacular. Que ele ajuda demais na linguagem dos boleiros. Nunca duvidei disso. Marcos Brás e Pelaipe são o suporte que um técnico cascudo tanto precisa.

O Arrascaeta veio da China direto para o Maracanã. E ajudou na conquista. Temos que reconhecer.

Por falar nisso, não consegui a informação da razão do Cuellar não jogar. A partida tinha a cara dele.

Foi demais!

O VAR ainda vai matar o Abel. A tensão criada em cada decisão é para enfartar qualquer pessoa que estiver envolvida no jogo. A Rádio Tupi disse que o Abel foi para o Pró-Cardíaco após o jogo. Só não sei se ele conseguiu vaga. A fila na entrada deveria estar dando a volta no quarteirão.

PS. Em tempo, sábado teremos eleição para o Conselho Fiscal. Temos que eleger a Chapa Pedrazzi - Pires. Eles representam o Flamengo Campeão. Experiência e Caráter. Do outro lado tem aquele pessoal que pensa que o Flamengo foi criado em 2013. E que futebol se comanda com Bandeira de vice-presidente.

foto: Alexandre Vidal

No comments:

Post a Comment