O Projeto "Flamengo Campeão de Tudo" vai muito bem, obrigado!
A crônica de hoje teu um jeito de retrospectiva do Cariocão 2019.
Sabem qual a diferença do Flamengo para os outros clubes da Zona Sul do Rio de Janeiro? Sua indescrtível (e, agora, enfumaçada) torcida!
O Flamengo coloca 40.000 pessoas no Maracanã em jogos contra clubes pequenos. Por falar nisso, estou gostando desse negócio de enfrentar o Vasco todo domingo. Nessa semana, vamos jogar contra o Cruzeiro no sábado. Não dá para fazer um amistoso contra o Vasco no domingo? É tão divertido!
Nossa torcida gerou a Nação Rubro-Negra. A gestão passada teve seus inegáveis méritos, mas não tinha carisma. E era analfabeta em termos de futebol, que é a razão do nosso negócio. Além disso, eles negavam a história do clube (insisto para que o Flamengo revitalize a Calçada da Fama na entrada principal da Gávea).
Nosso povo é extrema paixão. E pouca razão.
Começaram tentando transformar nosso "Projeto Flamengo Campeão de Tudo" em "Flamengo Campeão Invicto de Tudo". Depois lançaram o "Flamengo Campeão Invicto Goleando Todos os Adversários".
Domingo, mais um passo. "Flamengo Campeão de Tudo Goleando Todos os Adversários e Jogando 100% o Tempo Inteiro". Demais!
Só que para isso, nosso plantel ainda é limitado. Trouxemos o Bruno Henrique, o Rodrigo Caio (perfeito), o Arrascaeta e o Gabigol. Perceberam?
Ainda virão peças fundamentais. Precisamos de 2 volantes que se alternem no ataque. Com mais intimidade com a bola. Nosso time é baixo. Nossa zaga é monstruosa, mas não é alta. Nosso centroavante é baixo.
Consequência: Temos dificuldades (mas estamos melhorando a cada jogo) na saída de bola contra marcação alta... e mais dificuldades, ainda, no jogo aéreo.
Por isso, é que o Arão é o equilíbrio do time. É quem ganha todas as bolas pelo alto. Seu passe não é bom, mas o do Cuellar é pior. Isso tem que ser trabalhado.
Sábado retrasado, na piscina da Gávea, tive meu encontro semanal com meus ídolos de cabelo branco. Insisto que a juventude tem muita inteligência e informações. Só que a sabedoria só se conquista com a maturidade.
Vou utilizar três pérolas para ilustrar essa crônica:
1 - Um dos decanos bradou: "O time do Flamengo é muito ruim". Confesso que tenho enorme dificuldade para contradizê-los, mas não resisti. "O senhor me desculpa a ousadia, mas afirmo que o Flamengo tem o melhor time dos últimos anos. Vamos perder alguns jogos, mas entramos como favoritos em todos os jogos dessa temporada".
2 - "O Flamengo gastou muito dinheiro com as contratações". Também não resisti. "O mercado futebol é que determina os valores. O Flamengo comprou ativos que estão gerando lucro. Vivemos do futebol. Só no Carioca, faturamos mais de R$ 4,5 milhões com as conquistas da Taça Rio e do Cariocão".
3 - A mais bizarra de todas. Vinda de um conselheiro jovem do clube. "A diretoria do Flamengo deveria ter idade limite. O máximo tem que ser 50 anos de idade". Nessa, enfartei. Respondi na lata: "É exatamente ao contrário. A garotada é nosso perfil técnico, mas não possui sabedoria para ser formadora de opinião. Hoje temos Landim, Bap, Vallim, Marcos Brás, Pelaipe, Abel Braga comandando o futebol... temos o Alcides no CoDe e o Pedrazzi no Fiscal. Temos equilíbrio, e experiência, para administrar nosso furacão diário.
Por falar em sabedoria, o Abel, antes de completar seu terceiro mês de trabalho, descobriu mais uma carta para seu baralho. Diego de falso 9. O Gabigol abre, Bruno Henrique no outro lado, e Arrascaeta e Everton Ribeiro abastecem. Isso será mais um super-trunfo.
Só que para isso, teremos que ter jogadores mais altos no sistema defensivo, incluindo as laterais.
Por enquanto, recomendo a torcida a curtir o "Flamengo Campeão de Tudo", incluindo remo, basquete e voleibol. O resto vamos deixar para a galera do muita paixão e pouca razão.
PS. as fotos abaixo são da minha filha, Milena Kroll, que mesmo atrás da mureta do setor oeste inferior do Maracnã, conseguiu demonstrar seu enorme talento como fotógrafa.
No comments:
Post a Comment