Friday, April 12, 2019

Projeto "Flamengo Campeão de Tudo Goleando Todos os Jogos"

Vamos ao terceiro capítulo de "Na Nação, Todos Ensinam... e Ninguém Aprende".

Inacreditavelmente, o Flamengo saiu de campo vaiado no intervalo do jogo de ontem. Mais inacreditavelmente ainda, o Arão era hostilizado sempre que recebia a bola no início da segunda etapa.

A torcida rubro-negra, após um longo jejum de grandes conquistas, sabe que possui o melhor time dos últimos anos. Mas ela é insaciável.

Então, vamos lá.

Já afirmei que nosso projeto é "Flamengo Campeão de Tudo". "Flamengo Campeão de Tudo Invicto" é demais. E "Flamengo Campeão de Tudo Vencendo Todos os Jogos" é surreal.

Ontem surgiu o "Flamengo Campeão de Tudo Goleando Todos os Adversários". Bizarro.

O Flamengo tem um dos melhores times da América do Sul, mas está longe de ser o "Time dos Sonhos". E isso não tem nada a ver com o Abel Braga.

Para se tornar o "Melhor Time do Mundo" ainda faltam muitas peças. Precisamos de zagueiros altos que façam gols. Por mim, o Rhodolfo estaria jogamdo. Necessitamos de 2 volantes com poder ofensivo. Ando impressionado com a limitação do Cuellar na saída de bola. Ele quase sempre opta por passes para trás. É imperativo ter laterais com requinte de genialidade.

Vou confessar uma coisa. Tive vontade de sair do estádio para comprar mais 2 ingressos. Um para assistir o Everton Ribeiro, outro para o Arrascaeta. Eles são amigos da bola.

O Diego jogou bem. Teve grandes momentos, mas errou muitos passes importantes.

O Abel vem optando por meias atuando pelas laterais com pés invertidos. O Everton Ribeiro é craque em qualquer faixa do campo. O Arrascaeta também.

O Bruno Henrique está se tornando um centroavante de primeira categoria. Teve participação direta nos 2 gols iniciais do Flamengo. E foi protagonista na expulsão do boliviano. Nosso Papa-Léguas corre demais. Gostaria de ver um desafio dele contra o Usain Bolt. Quando começarem a acertar os cruzamentos na cabeça dele, os gols vão aparecer.

O Arão continua sendo nosso equilíbrio no jogo aéreo. Sofreu o pênalti que resultou no gol do Vitinho, que é outra pérola do plantel e deve ser prestigiado. Aliás, o Arão já tinha recebido um pênalti, no primeiro tempo, ignorado pela arbitragem.

Aliás, sobre o primeiro tempo, quero tentar explicar uma coisa. Nossa queda de rendimento foi diretamente proporcional ao esmorecimento da nossa terceira linha defensiva. Com 1 x 0 no placar, e com um jogador a mais, Everton Ribeiro, Diego e Arrascaeta diminuiram o primeiro combate, que é a marca desse time. Com isso, sobrecarregou nosso sistema defensivo. No intervalo, o Abel corrigiu tudo isso.

Por falar em San Jose, cabe um comentário. Eles estão com técnico novo. Um chileno assumiu no lugar do argentino que foi demitido. Ele quis mostrar serviço. Mesmo com um jogador a menos, subiu sua linha defensiva. Quis marcar até o Diego Alves. Isso foi determinante para a goleada. Afirmei para meus colegas de Maracanã Mais que o Flamengo golearia no segundo tempo. Não tem jeito. Com 1 jogador a menos, tem que recuar com duas linhas de 4. Qualquer coisa diferente disso é suicídio.

Em contra-partida, vou dar uma de Mãe Diná. O San Jose vai derrotar o Peñarol. em Oruro, na próxima rodada. Com 11 em campo, na altitude, e com um técnico que é agressivo em qualquer situação, os uruguaios vão miar. Pena que não gosto de apostar. Essa poule vai pagar bem.

foto: Alexandre Vidal

No comments:

Post a Comment